Quem sou eu

Minha foto
Recife, Boa Viagem PE, Brazil
Sou psicóloga,me dedico inteiramente a este meu trabalho. Pós graduanda em Saúde Mental com enfoque em álcool e outras drogas. Abordagem Terapia Cognitiva Comportamental. Atendo em Aldeia,Ilha do Leite, Boa Viagem e Gravatá. (81)9963-3553

domingo, 24 de julho de 2011

Doença política: Congresso na Holanda revela que as medidas antitabagismo adotadas por países europeus reduziram os casos de câncer de pulmão

Ao participar do maior congresso mundial sobre câncer de pulmão, tive a oportunidade de ouvir uma palestra magistral proferida pelo professor doutor Peto. O cientista argumenta que o câncer de pulmão não passa de uma doença política. Depende, fundamentalmente, de decisões políticas para erradicá-las da face da Terra. Os números falam por si. No início do século XX, começou a epidemia do consumo sistemático do tabaco. Não demorou mais do que 15 a 20 anos para o número de novos casos de câncer de pulmão começar a aumentar muito, de forma paralela ao consumo do tabaco.

No começo do século passado, as campanhas antitabagismo que se instalaram em vários países conseguiram reduzir, de certa forma, o número de fumantes. Novamente, 15 anos após a queda do número de fumantes, as autoridades de saúde começaram a notar franca diminuição da incidência de câncer de pulmão na população, com menos casos novos diagnosticados todos os anos.

Durante esse congresso, em Amsterdã, várias novidades foram publicadas, com o impacto na qualidade e na quantidade de vida dos pacientes com tumores malignos de pulmão. Pequenos avanços, mas claros. No entanto, nada se compara com o evitar desse tipo de câncer. E basta dificultar o acesso ao cigarro, como advoga estrondosamente doutor Peto.

O exemplo que ele traz vem do país europeu vizinho à França. Uma medida política teve um efeito óbvio. Os legisladores autorizaram um aumento expressivo do preço dos maços de cigarro comercializados nas ruas do país. Pouco tempo depois o número de fumantes diminuiu drasticamente. E, para alegria dos legisladores, afinal, vereadores, deputados e senadores franceses e brasileiros também precisam de orçamentos e dinheiro para, entre outras coisas, executar seus projetos públicos, três ótimas notícias: o número de fumantes reduziu-se drasticamente, os gastos públicos com saúde, não somente com o câncer, também diminuíram e a arrecadação dos impostos derivados do cigarro também aumentou. O baixo consumo foi compensado pelo aumento exagerado do preço de cada maço. É a política fazendo medicina preventiva da melhor qualidade.

No mesmo congresso, finalmente foi divulgado o estudo tão esperado, que poderia aumentar as chances de se detectar câncer de pulmão em fase muito precoce. Cedo o suficiente para que seus portadores consigam atingir taxas que ultrapassem 90% de cura e de controle da doença por muitos anos. O sistema de rastreamento, conhecido em inglês como screening, faz a detecção precoce de nódulos malignos pequenos, em fumantes e ex-fumantes sem nenhum sintoma relacionado.

Utilizando a tomografia de baixa radiação, conseguiram reduzir a mortalidade por câncer de pulmão em 20% nessa população de alto risco. Infelizmente, essa técnica traz uma preocupação: a maioria absoluta dos nódulos, mais de 96%, encontrados nessas tomografias, não é maligna. Ou seja, a maioria não é câncer, e submetem as pessoas à ansiedade, estresse emocional, exames adicionais e até cirurgias desnecessárias.

No entanto, como enfatiza doutor Goldstraw, cirurgião especialista que acompanhou o estudo, esse programa de screening para câncer de pulmão tem de ser feito por quem sabe ver e interpretar as tomografias, e não em qualquer esquina. Mais uma ação política que poderia impactar o futuro da saúde de nossa população. Esperamos que algum legislador brasileiro leve esses dados a sério.
Fonte: Carta Capital

Um comentário:

  1. Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    ResponderExcluir